Indicadores logísticos são métricas de aderência, acurácia, eficiência e produtividade, auxiliando na busca por qualidade e assertividade. As métricas servem como feedback para as áreas, de forma a melhorarem seu serviço.
Os indicadores se tornaram importantes para a indústria e prestadoras de serviços na década de 80 e foram fundamentais para a busca de qualidade total.
Na área de logística, os indicadores podem ser utilizados por vários níveis, como por exemplo, auxiliares de conferência ou embalagem, auxiliares administrativos, gerentes e diretores.
O que são indicadores logísticos?
Os indicadores logísticos de desempenho mostram de forma quantitativa a performance de uma organização em relação aos seus objetivos. Também pode-se medir esse indicador em relação ao benchmark.
Tudo que pode ser gerenciado pode ser medido através de indicadores e, através desses números, é possível concluir se o nível de serviço está melhorando ou piorando em algum aspecto com o passar dos meses. Além disso, a missão e a visão da empresa podem ser comunicadas ao nível operacional através de indicadores.
Quando a diretoria sugere que o indicador de tempo de espera por um produto pelo cliente diminua, o que a empresa busca é ter um melhor atendimento ao cliente, por exemplo.
Indicadores são diferentes de métricas comuns, pois devem conter um valor estratégico. As métricas apresentam apenas uma medida de desempenho, tendo como objetivo sempre prevenir qualquer risco na cadeia logística.
O que um bom indicador deve ter?
- Refletir o valor estratégico da empresa
Isso significa que essas medidas devem ser utilizadas de forma a se aproximar da visão futura da empresa. Esses valores podem estar ligados à qualidade do produto, rapidez de entrega e satisfação do consumidor, entre outros. - Ser definido pela equipe executiva
É tarefa do time estratégico buscar concretizar os sonhos da empresa. Os executivos, em reuniões de planejamento, devem decidir como mensurar o desempenho de todas as áreas, para acompanhar de forma rotineira se a companhia está melhorando. - Troca de conhecimento
Apesar de qualquer organização ser planejada em nível executivo, os objetivos da empresa também precisam ser entendidos em nível operacional. Ou seja, cada trabalhador deve entender o que deve fazer para que a empresa chegue mais perto do seu objetivo. - Devem ser facilmente compreendidos
De nada adianta criar indicadores que ninguém entenda. Além disso, é preciso que o time de comunicação tente espalhar mensagens positivas sobre os indicadores para que todos entendam que eles servem para melhorar a empresa. - Velocidade e agilidade
Atualmente o uso da tecnologia nos possibilita aumentar a velocidade de picking no armazém, termos uma gestão entregas em tempo real e tudo isto nos permite aumentar a velocidade de reposição na gôndola e chegarmos a frente da concorrência.
Quantos indicadores são necessários?
Devido à complexidade, sugere-se que sejam implementados entre três e cinco indicadores por pessoa ou por microárea. Excesso de indicadores pode interferir na visão como um todo do desempenho.
Os indicadores podem ser feitos em várias categorias: onputs, processos, outputs e resultados. Também é importante procurar por essas categorias na hora de criar indicadores para cada área.
Criar indicadores por área e por pessoa de maneira correta auxilia no bom gerenciamento. Mostrar a realidade da empresa e projetar seu rumo é essencial para que o nível gerencial estabeleça formas de superar desafios e de melhorar a qualidade do trabalho.
Fonte: Blog Osmar Vinci Filho
Foto: Pixabay